quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Reflexão - Campus XIX

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) XIX conta com uma equipe de 43 professores efetivos e quatro substitutos no seu corpo docente, dentre eles especialistas, mestres e doutorandos.

Sérgio Conceição, professor do curso de Ciências Contábeis, que faz parte da equipe de profissionais do Campus XIX, vem desenvolvendo trabalhos e pesquisas científicas, participando de eventos como o VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UNEB, em Alagoinhas, onde apresentou resultado de pesquisas realizadas no DCHT XIX e esteve presente no II Seminário Avaliação e Sociedade: A Tomada de Decisão nos dias 16 e 18 de novembro de 2011.

Doutorando pelo Programa de Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB), o prof. Sérgio foi convidado para colaborar no curso de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Estão também participando do Doutorado em Educação e Contemporaneidade mais três professores do quadro docente do campus. Além dos mencionados, ainda existem mais sete docentes do DCHT XIX em doutorado em outras instituições de ensino, sendo que dois em Salvador e cinco no exterior, Espanha, Portugal e Argentina.

Os servidores passaram por diversos programas de capacitação desde quando se iniciou a gestão da diretora do campus, Ana Maria Maciel. No primeiro ano, 2010 aconteceu em julho o Curso de Extensão em Planejamento e Gestão: Estratégias e Gerenciamento Institucional. Em agosto do mesmo ano aconteceu o Treinamento do Sistema SAGRES Acadêmico e a Palestra “Dialogando com o SISB: Uma Polifonia Necessária”. Nos meses de novembro e dezembro ainda mais dois eventos: II Encontro dos Técnicos Administrativo da UNEB e encontro da Comissão Organizadora da Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pela violência contra a mulher.

Em 2011 aconteceram novos eventos como o urso de Formação Acadêmica, o Treinamento de Revisão e aperfeiçoamento no Sistema Pergamun, um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Enfatiza-se aqui a qualificação das bibliotecárias na utilização do Portal da CAPES, para a consulta de periódicos nessa plataforma, dotando assim a biblioteca do Campus XIX de um acervo que diz respeito a periódicos, dando a esta instituição uma condição diferenciada para os processos de reconhecimento e recredenciamento de cursos no item acervo/biblioteca, sem a necessidade de custos adicionais. 

Além desses, ainda o X CINFORM Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciência da Computação e o Curso de Extensão em Planejamento e Gestão: Estratégias e Gerenciamento Institucional.

Observa-se que esforços foram empreendidos nesta gestão para o bom andamento das ações acadêmicas e administrativas do Campus. Priorizou-se o fortalecimento da unidade enquanto campus da UNEB implementando melhorias no que diz respeito à estrutura física e equipamentos, por exemplo, a instalação de wireless que possibilita a utilização de internet em todo Campus, como também a conquista do transporte de passageiros (docentes e servidores) e a do aluguel da Residência Estudantil, demandada pelos estudantes em gestões anteriores.

A busca pelo oferecimento integral dos componentes curriculares dos semestres letivos para evitar a vacância de aulas, o fortalecimento de funcionários com a convocação de docentes, técnicos e analistas universitários aprovados em concursos, a organização interna dos procedimentos administrativos conforme Regimento Geral da Universidade, a captação de recursos financeiros e a valorização dos servidores técnico-administrativos demonstram esforços na busca de soluções que contemplem a garantia de uma Universidade reconhecida, com credibilidade e qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário