quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“O meu principal objetivo, além de me formar era ser aprovado no exame da ordem. Eu estava focado na realização desse objetivo”.

Entrou na faculdade de direito aos 18 anos, natural de Feira de Santana, morou em Camaçari durante três anos do curso e nos últimos anos da graduação se revezava entre os estudos e a vida corrida entre duas cidades. Jonílson Ribeiro, ex-aluno do Campus XIX, aprovado no exame da OAB com nota máxima concedeu entrevista ao Blog do Campus XIX para contar um pouco mais sobre essa conquista.

Blog Campus XIX: Você sentiu alguma dificuldade de aprendizado durante o curso? Direito sempre foi sua primeira opção?

Jonílson: O curso de Direito sempre foi minha primeira opção. Durante o curso não tive grandes dificuldades acadêmicas quanto às matérias cursadas, elas muito me agradavam e me estimulavam a estudar. Assim, a minha grande dificuldade foi morar só em outra cidade, longe da família e com uma rotina totalmente diferente da qual estava acostumado, mas era preciso e com o tempo houve a adaptação necessária.

CXIX: Qual importância da UNEB na sua carreira profissional?

J: A UNEB foi peça fundamental para o meu aprendizado profissional e social. Foi através dela que adquiri os conhecimentos científicos, acadêmicos e sociais necessários para atuação na vida profissional, atento as questões referentes ao meio jurídico e social, capaz de fazer a diferença em todos os aspectos acadêmicos, profissionais e sociais. Por este motivo foi fundamental também a participação em todas as frentes que a universidade dispõe como o ensino, a pesquisa e a extensão.

CXIX: Você imaginava que teria nota máxima no exame da ordem? Qual a sensação de prestar o juramento no recebimento da carteira à frente de todos os seus colegas e ser destacado pela nota 10?

J: O meu principal objetivo, além de me formar era ser aprovado no exame da ordem. Eu estava focado na realização desse objetivo então, eu esperava ser aprovado no exame da ordem com uma boa nota, contudo a nota 10 foi um grande presente. É uma sensação de dever cumprido e de ser reconhecido por todo esforço realizado. Prestar o juramento para o recebimento da carteira à frente de todos os colegas foi uma grande realização pessoal e profissional por ser um evento de grande notoriedade e repercussão no meio jurídico.

CXIX: Qual mensagem você deixaria para os colegas que estão iniciando o curso nos primeiros semestres?

J: Que encarem o seu curso de direito desde o inicio com muita vontade, seriedade e determinação e acima de tudo com muita responsabilidade. Que tenham uma rotina diária de estudos, que façam estágios, pois a prática é fundamental nesse processo e ainda participem de monitorias de ensino e extensão oferecidas pela universidade. É importante saber dividir o tempo, esse é o momento de focar nesses estudos para alcançar os objetivos almejados e boa sorte e sucesso a todos, pois o caminho é difícil, árduo, mas se encarado com seriedade, a vitória é certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário