terça-feira, 20 de dezembro de 2011

I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo da RGD Metropolitana reune técnicos e diretores em dois dias de evento


Estiveram reunidos na última sexta-feira e no sábado os departamentos da Rede de Gestão Departamental (RGD) Metropolitana da UNEB para o I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo que aconteceu no Campus I da Universidade e no Hotel Sol Bahia.

O evento contou com a presença da diretoria e dos técnicos dos departamentos participantes, sendo eles o de Ciências Exatas e da Terra (DCET) e de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, do DECT e do Departamento de Educação (DEDC) do Campus II (Alagoinhas) e do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT) do Campus XIX (Camaçari).

Foto: ASCOM UNEB
 Presente na mesa de abertura do Encontro, o reitor da UNEB Lourisvaldo Valentim cumprimentou e parabenizou a RGD Metropolitana pela iniciativa e pontuou que “encontros dessa natureza traz para todos um enriquecimento, além da integração que reflete na melhoria do trabalho de cada um”. O reitor ainda mencionou que gostaria que as outras redes da Universidade se inspirassem com este evento, para que assim todos conheçam a UNEB de maneira mais ampla.

Diretor do departamento de Ciências da Vida I (DCV) e um dos organizadores do evento, Atson Fernandes relembrou outros eventos de capacitação criados pelos departamentos de Salvador que originaram este I Encontro da RGD Metropolitana, além de mencionar o apoio da reitoria da Universidade para realização do evento.

Intitulada “madrinha do evento” a vice-reitora Adriana Marmori destacou que esse era “um momento importante não só do ponto de vista de reflexão, mas também um encontro onde são criados vínculos afetivos verdadeiros, que são levados para o ambiente de trabalho”. A diretora do departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) I, Marta Valéria complementou a fala da vice-reitora ressaltando que “seres-humanos necessitam não sé de capacitação, mas também de estímulo para construir o trabalho e acima de tudo, o homem”.

Ainda presentes na mesa de abertura do evento estavam o pró-reitor Marcelo Ávila, a diretora do DCHT XIX, Ana Maria Maciel, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhados em Educação do Terceiro Grau (Sintest) da UNEB, Edson Pinto e o técnico administrativo Diego Brito, representante dos técnicos da Universidade.

Palestra e Oficinas

A professora Mônica Daltro, coordenadora do curso de psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, trouxe a tona a ideia de excelência no ambiente de trabalho através do bom relacionamento interpessoal, ministrando palestra de mesmo tema, primeira atividade da sexta-feira.

As palavras da professora foram pautadas nas diferenças dos tempos, mostrando sempre as mudanças, metamorfoses pelas quais passam os seres-humanos e de que maneira essas mudanças interferem no jogo de valores arraigados na sociedade contemporânea.

O destaque da palestra foi a palavra generosidade, mencionada diversas vezes pela palestrante. Mônica Daltro frisou a necessidade da flexibilidade do ser-humano aliada à generosidade, na criação de um bom ambiente de trabalho, o que reflete diretamente na produção e resultados individuais e coletivos.

Quatro oficinas ainda complementaram o primeiro dia do Encontro. Pregão Eletrônico, Atos Administrativos e Constituição de Processos, Sistema Acadêmico: procedimentos e protocolos e Atendimento ao Público.

A oficina de Pregão Eletrônico além de conceituar o termo, contextualizou os técnicos para com o uso do mesmo dentro da UNEB. “A oficina mostrou essa nova modalidade de licitação empregada para valores específicos, além de trazer uma visão do pregão dentro e fora da Universidade, como em órgãos federais e a legislação a qual o pregão é regido”, comentou Fernanda Lima, técnica administrativa do setor financeiro do DCHT XIX.

Complementando a palestra da Prof.ª Mônica Daltro, a oficina de Atendimento ao Público tratou do tema sob a decomposição das relações interpessoais através de estudos de casos e análises de comportamento em diversas situações. Cristina Cunha, palestrante da oficina, lembrou a importância da gentileza entre as pessoas sob a perspectiva de que “somos clientes uns dos outros”.

Os participantes da oficina de Atos Administrativos e Constituição de Processos foram apresentados à Comissão Processante da UNEB estabelecida há seis meses na instituição, com a função de vigilância aos contratos e processos licitatórios. Já a oficina de Sistemas Acadêmicos foi marcada por discussões sobre as atividades dos colegiados e secretarias acadêmicas e da implementação do Plano Individual de Trabalho (PIT) para os docentes.

Confraternização

O I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo da RGD Metropolitana foi finalizado no Hotel Sol Bahia no sábado, 17. Os 280 participantes inscritos no evento tiveram a oportunidade de estar em um ambiente, que não o de trabalho e rotina. Durante a tarde aconteceu a confraternização do evento, com almoço em clima descontraído entre os técnicos e diretores presentes no hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário