terça-feira, 20 de dezembro de 2011

I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo da RGD Metropolitana reune técnicos e diretores em dois dias de evento


Estiveram reunidos na última sexta-feira e no sábado os departamentos da Rede de Gestão Departamental (RGD) Metropolitana da UNEB para o I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo que aconteceu no Campus I da Universidade e no Hotel Sol Bahia.

O evento contou com a presença da diretoria e dos técnicos dos departamentos participantes, sendo eles o de Ciências Exatas e da Terra (DCET) e de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, do DECT e do Departamento de Educação (DEDC) do Campus II (Alagoinhas) e do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT) do Campus XIX (Camaçari).

Foto: ASCOM UNEB
 Presente na mesa de abertura do Encontro, o reitor da UNEB Lourisvaldo Valentim cumprimentou e parabenizou a RGD Metropolitana pela iniciativa e pontuou que “encontros dessa natureza traz para todos um enriquecimento, além da integração que reflete na melhoria do trabalho de cada um”. O reitor ainda mencionou que gostaria que as outras redes da Universidade se inspirassem com este evento, para que assim todos conheçam a UNEB de maneira mais ampla.

Diretor do departamento de Ciências da Vida I (DCV) e um dos organizadores do evento, Atson Fernandes relembrou outros eventos de capacitação criados pelos departamentos de Salvador que originaram este I Encontro da RGD Metropolitana, além de mencionar o apoio da reitoria da Universidade para realização do evento.

Intitulada “madrinha do evento” a vice-reitora Adriana Marmori destacou que esse era “um momento importante não só do ponto de vista de reflexão, mas também um encontro onde são criados vínculos afetivos verdadeiros, que são levados para o ambiente de trabalho”. A diretora do departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) I, Marta Valéria complementou a fala da vice-reitora ressaltando que “seres-humanos necessitam não sé de capacitação, mas também de estímulo para construir o trabalho e acima de tudo, o homem”.

Ainda presentes na mesa de abertura do evento estavam o pró-reitor Marcelo Ávila, a diretora do DCHT XIX, Ana Maria Maciel, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhados em Educação do Terceiro Grau (Sintest) da UNEB, Edson Pinto e o técnico administrativo Diego Brito, representante dos técnicos da Universidade.

Palestra e Oficinas

A professora Mônica Daltro, coordenadora do curso de psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, trouxe a tona a ideia de excelência no ambiente de trabalho através do bom relacionamento interpessoal, ministrando palestra de mesmo tema, primeira atividade da sexta-feira.

As palavras da professora foram pautadas nas diferenças dos tempos, mostrando sempre as mudanças, metamorfoses pelas quais passam os seres-humanos e de que maneira essas mudanças interferem no jogo de valores arraigados na sociedade contemporânea.

O destaque da palestra foi a palavra generosidade, mencionada diversas vezes pela palestrante. Mônica Daltro frisou a necessidade da flexibilidade do ser-humano aliada à generosidade, na criação de um bom ambiente de trabalho, o que reflete diretamente na produção e resultados individuais e coletivos.

Quatro oficinas ainda complementaram o primeiro dia do Encontro. Pregão Eletrônico, Atos Administrativos e Constituição de Processos, Sistema Acadêmico: procedimentos e protocolos e Atendimento ao Público.

A oficina de Pregão Eletrônico além de conceituar o termo, contextualizou os técnicos para com o uso do mesmo dentro da UNEB. “A oficina mostrou essa nova modalidade de licitação empregada para valores específicos, além de trazer uma visão do pregão dentro e fora da Universidade, como em órgãos federais e a legislação a qual o pregão é regido”, comentou Fernanda Lima, técnica administrativa do setor financeiro do DCHT XIX.

Complementando a palestra da Prof.ª Mônica Daltro, a oficina de Atendimento ao Público tratou do tema sob a decomposição das relações interpessoais através de estudos de casos e análises de comportamento em diversas situações. Cristina Cunha, palestrante da oficina, lembrou a importância da gentileza entre as pessoas sob a perspectiva de que “somos clientes uns dos outros”.

Os participantes da oficina de Atos Administrativos e Constituição de Processos foram apresentados à Comissão Processante da UNEB estabelecida há seis meses na instituição, com a função de vigilância aos contratos e processos licitatórios. Já a oficina de Sistemas Acadêmicos foi marcada por discussões sobre as atividades dos colegiados e secretarias acadêmicas e da implementação do Plano Individual de Trabalho (PIT) para os docentes.

Confraternização

O I Encontro de Capacitação do Segmento Técnico Administrativo da RGD Metropolitana foi finalizado no Hotel Sol Bahia no sábado, 17. Os 280 participantes inscritos no evento tiveram a oportunidade de estar em um ambiente, que não o de trabalho e rotina. Durante a tarde aconteceu a confraternização do evento, com almoço em clima descontraído entre os técnicos e diretores presentes no hotel.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Reflexão - Campus XIX

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) XIX conta com uma equipe de 43 professores efetivos e quatro substitutos no seu corpo docente, dentre eles especialistas, mestres e doutorandos.

Sérgio Conceição, professor do curso de Ciências Contábeis, que faz parte da equipe de profissionais do Campus XIX, vem desenvolvendo trabalhos e pesquisas científicas, participando de eventos como o VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UNEB, em Alagoinhas, onde apresentou resultado de pesquisas realizadas no DCHT XIX e esteve presente no II Seminário Avaliação e Sociedade: A Tomada de Decisão nos dias 16 e 18 de novembro de 2011.

Doutorando pelo Programa de Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB), o prof. Sérgio foi convidado para colaborar no curso de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Estão também participando do Doutorado em Educação e Contemporaneidade mais três professores do quadro docente do campus. Além dos mencionados, ainda existem mais sete docentes do DCHT XIX em doutorado em outras instituições de ensino, sendo que dois em Salvador e cinco no exterior, Espanha, Portugal e Argentina.

Os servidores passaram por diversos programas de capacitação desde quando se iniciou a gestão da diretora do campus, Ana Maria Maciel. No primeiro ano, 2010 aconteceu em julho o Curso de Extensão em Planejamento e Gestão: Estratégias e Gerenciamento Institucional. Em agosto do mesmo ano aconteceu o Treinamento do Sistema SAGRES Acadêmico e a Palestra “Dialogando com o SISB: Uma Polifonia Necessária”. Nos meses de novembro e dezembro ainda mais dois eventos: II Encontro dos Técnicos Administrativo da UNEB e encontro da Comissão Organizadora da Campanha 16 dias de ativismo na UNEB pela violência contra a mulher.

Em 2011 aconteceram novos eventos como o urso de Formação Acadêmica, o Treinamento de Revisão e aperfeiçoamento no Sistema Pergamun, um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Enfatiza-se aqui a qualificação das bibliotecárias na utilização do Portal da CAPES, para a consulta de periódicos nessa plataforma, dotando assim a biblioteca do Campus XIX de um acervo que diz respeito a periódicos, dando a esta instituição uma condição diferenciada para os processos de reconhecimento e recredenciamento de cursos no item acervo/biblioteca, sem a necessidade de custos adicionais. 

Além desses, ainda o X CINFORM Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Ciência da Computação e o Curso de Extensão em Planejamento e Gestão: Estratégias e Gerenciamento Institucional.

Observa-se que esforços foram empreendidos nesta gestão para o bom andamento das ações acadêmicas e administrativas do Campus. Priorizou-se o fortalecimento da unidade enquanto campus da UNEB implementando melhorias no que diz respeito à estrutura física e equipamentos, por exemplo, a instalação de wireless que possibilita a utilização de internet em todo Campus, como também a conquista do transporte de passageiros (docentes e servidores) e a do aluguel da Residência Estudantil, demandada pelos estudantes em gestões anteriores.

A busca pelo oferecimento integral dos componentes curriculares dos semestres letivos para evitar a vacância de aulas, o fortalecimento de funcionários com a convocação de docentes, técnicos e analistas universitários aprovados em concursos, a organização interna dos procedimentos administrativos conforme Regimento Geral da Universidade, a captação de recursos financeiros e a valorização dos servidores técnico-administrativos demonstram esforços na busca de soluções que contemplem a garantia de uma Universidade reconhecida, com credibilidade e qualidade.

Revitalização do Campus XIX em 2011

O ano de 2011 foi marcado por grandes mudanças dentro do Campus XIX. Desde o primeiro semestre observamos a necessidade de revitalizações de cunho físico que aos poucos foram e estão sendo colocadas em prática.

No mês de abril, em reunião com o reitor da Universidade, foi aprovada a reforma e logo após esse encontro, as obras foram licitadas, contratadas e foi enviada ao campus uma equipe de trabalhadores que deram início à pintura, manutenção da iluminação da área social interna e capina.

Em julho o campus passou por ações de desintetização, desratização e descupinização. Ainda no mesmo mês aconteceu também a troca das lâmpadas das salas de aula, das áreas sociais e em todo o entorno do Campus, além da reformulação da rede hidráulica e da reforma dos banheiros, ainda em andamento, aumentando inclusive o número deles de 14 para 20.

Outras ações que aconteceram e que são de grande importância para o bem estar de todos no campus foi a lavagem dos quatro tranques de água e ainda a revitalização de toda a rede elétrica com a estabilização da mesma e instalação de eletrocalhas e novos quadros de energia.

Nos últimos meses foram identificados problemas com o fornecimento de água no Campus. Para a resolução dessa questão, foram contratados carros pipas que abastecem o DCHT XIX duas vezes por semana desde o dia 6 de outubro.

No final deste ano e ainda em 2012 as obras vão seguir até serem finalizadas.

Ex – aluna de Ciências Contábeis do DCHT XIX ingressa em mestrado da Universidade Federal da Bahia

Ex-aluna de Ciências Contábeis do Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está entre os onze alunos escolhidos para o Curso de Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O nome de Ana Gabriela Moura Baqueiro está na lista de aprovados na seleção para aluno regular 2012.1, que foi publicada em edital no dia 1º de novembro.

“Foi um dia muito emocionante, fui selecionada para participar do Programa de Mestrado em Contabilidade pela UFBA e tive a certeza que muita coisa valeu a pena em minha graduação. Minha participação na Iniciação Cientifica na UNEB com o Prof. Sérgio Conceição pesou de maneira significativa no meu currículo. Percebo hoje como o exemplo do todos os professores e funcionários refletiu em cadeia, cada um com uma relevância e momento determinado.”, comemorou Ana Gabriela.

A vitória de Ana Gabriela é fruto de esforço pessoal, estudo e muita dedicação aliada a todo conhecimento adquirido em seus anos de graduação no campus XIX da UNEB. A ex-aluna, que foi bolsista do Programa De Iniciação Científica (PICIN), participou ativamente das atividades de pesquisa no período de 2009 – 2010, na comunicação de pesquisas em eventos científicos e na publicação de artigos em periódicos, como o artigo “Fatores determinantes no disclosure em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): um estudo qualitativo e quantitativo com empresas listadas na Bovespa”, publicado em 2011 no Gestão & Produção.

Os Programas de Iniciação Científica são instrumentos importantes na formulação e aplicação da política de pesquisa da UNEB, buscando a qualificação de estudantes de cursos de graduação para estudos em nível de pós-graduação, reforçando assim os grupos de pesquisa da universidade. As bolsas de iniciação científica são distribuídas segundo critérios que assegurem aos bolsistas serem orientados pelos pesquisadores de maior competência científica os quais possuam título de doutor, mestre e especialista e que estejam exercendo plena atividade de pesquisa.

“O meu principal objetivo, além de me formar era ser aprovado no exame da ordem. Eu estava focado na realização desse objetivo”.

Entrou na faculdade de direito aos 18 anos, natural de Feira de Santana, morou em Camaçari durante três anos do curso e nos últimos anos da graduação se revezava entre os estudos e a vida corrida entre duas cidades. Jonílson Ribeiro, ex-aluno do Campus XIX, aprovado no exame da OAB com nota máxima concedeu entrevista ao Blog do Campus XIX para contar um pouco mais sobre essa conquista.

Blog Campus XIX: Você sentiu alguma dificuldade de aprendizado durante o curso? Direito sempre foi sua primeira opção?

Jonílson: O curso de Direito sempre foi minha primeira opção. Durante o curso não tive grandes dificuldades acadêmicas quanto às matérias cursadas, elas muito me agradavam e me estimulavam a estudar. Assim, a minha grande dificuldade foi morar só em outra cidade, longe da família e com uma rotina totalmente diferente da qual estava acostumado, mas era preciso e com o tempo houve a adaptação necessária.

CXIX: Qual importância da UNEB na sua carreira profissional?

J: A UNEB foi peça fundamental para o meu aprendizado profissional e social. Foi através dela que adquiri os conhecimentos científicos, acadêmicos e sociais necessários para atuação na vida profissional, atento as questões referentes ao meio jurídico e social, capaz de fazer a diferença em todos os aspectos acadêmicos, profissionais e sociais. Por este motivo foi fundamental também a participação em todas as frentes que a universidade dispõe como o ensino, a pesquisa e a extensão.

CXIX: Você imaginava que teria nota máxima no exame da ordem? Qual a sensação de prestar o juramento no recebimento da carteira à frente de todos os seus colegas e ser destacado pela nota 10?

J: O meu principal objetivo, além de me formar era ser aprovado no exame da ordem. Eu estava focado na realização desse objetivo então, eu esperava ser aprovado no exame da ordem com uma boa nota, contudo a nota 10 foi um grande presente. É uma sensação de dever cumprido e de ser reconhecido por todo esforço realizado. Prestar o juramento para o recebimento da carteira à frente de todos os colegas foi uma grande realização pessoal e profissional por ser um evento de grande notoriedade e repercussão no meio jurídico.

CXIX: Qual mensagem você deixaria para os colegas que estão iniciando o curso nos primeiros semestres?

J: Que encarem o seu curso de direito desde o inicio com muita vontade, seriedade e determinação e acima de tudo com muita responsabilidade. Que tenham uma rotina diária de estudos, que façam estágios, pois a prática é fundamental nesse processo e ainda participem de monitorias de ensino e extensão oferecidas pela universidade. É importante saber dividir o tempo, esse é o momento de focar nesses estudos para alcançar os objetivos almejados e boa sorte e sucesso a todos, pois o caminho é difícil, árduo, mas se encarado com seriedade, a vitória é certa.

Aluno nota 10 da UNEB Camaçari recebe carteira da OAB

Na tarde do dia 27 de outubro deste ano foi realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB – BA), em Salvador, a entrega das carteiras aos bachareis em direito aprovados no último exame da ordem. Jonílson Ribeiro, aluno do campus XIX da UNEB, que obteve nota máxima na prova foi um dos novos advogados agraciados com o título.

A solenidade foi aberta pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros. Junto ao presidente, estava compondo a alta mesa também o vice-presidente do Conselho Seccional Antônio Menezes, Diretor Tesoureiro Ary Moreira, o Secretário Adjunto André Godinho, além do Procurador Geral do Município, Pedro Guerra, o representante dos pais, Geraldo Cirne, o advogado Octavio Rodrigues Miranda e o presidente da Caixa de Assistência aos advogados da Bahia (CAAB), David Bellas.

Dentre os 98 novos advogados presentes na solenidade e os três que obtiveram nota 10 no exame estava Jonílson Ribeiro, que junto a Victor de Alencar e Rafael Vidal foram responsáveis pelo juramento prestado pelos então bacharéis. “Ter o privilégio de prestar o juramento para o recebimento da carteira à frente de todos os colegas presentes foi uma grande realização pessoal e profissional por ser um evento de grande notoriedade e repercussão no meio jurídico”, declarou Jonílson que demonstrava uma total sensação de dever cumprido.

Discursos sobre a defesa e manutenção das prerrogativas da magistratura brasileira, sobre a ética e a importância do estudo contínuo na vida jurídica e ainda a veemente defesa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), marcaram a fala do presidente da OAB-BA durante todo o evento. "Não podemos permitir que o CNJ perca sua autonomia e os objetivos para os quais foi criado", declarou Saul Quadros, que ainda demonstrou satisfação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ter considerado, no dia 26 de outubro deste ano, o exame da OAB como constitucional.

Representando a UNEB Camaçari estava presente a diretora do curso de Direito do campus XIX Ana Maria Maciel, a coordenadora do curso de direito Kadija Parente e a coordenadora do núcleo de prática jurídica Márcia Martins. “Para a UNEB Camaçari, é uma grande satisfação ter um ex- aluno nosso recebendo carteira e ainda com nota máxima no exame da OAB. Estamos muito felizes com o sucesso de Jonílson”, afirmou a diretora.

Dia do contador é comemorado pelos alunos da UNEB com lançamento de Empresa Júnior

O dia do contador, 22 de setembro, este ano chegou com mais sucesso e realizações para os alunos do 1º semestre do curso de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DHCT) da UNEB. No evento de comemoração da data, foi lançada a Empresa Júnior, numa parceria entre os alunos do campus XIX – Camaçari e os do curso Fora de Sede – Lauro de Freitas.

Prestigiou a comemoração a Diretora do DHCT da UNEB Camaçari, Ana Maciel, a coordenadora do Curso fora de Sede, Karina Mizuki, os professores Gilson Dourado, Isabel Cristina, Iza Angélica, Rita Brito e Ana Paula Sacramento. Entre os presentes, ainda estavam a Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Célia Sacramento e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

A apresentação visual de trabalhados interdisciplinares dos alunos iniciou o evento logo pela manhã, seguido de um rápido coffee break e das palestras “A Importância de Uma Empresa Júnior” palestrada por Thiago Cardoso e “Marketing Pessoal do Contador: O que Devemos e ou Podemos Fazer Para Vendermos Nossa Imagem” palestrada pelo professor Antônio Reis.

“A Empresa Junior para os estudantes tem o objetivo do estágio, da prática do conhecimento, da alimentação em experiências em gestão empresarial. Para a universidade o intuito é o da construção de um curso de qualidade onde se pensa em crescimento coletivo”, frisou a diretora Ana Maciel.
O trabalho dentro da Empresa Júnior irá proporcionar aos alunos a prática de todo o conhecimento técnico científico da profissão e em consequência deste trabalho, virá a melhoria no desempenho em sala de aula. Além disso, clientes serão beneficiados com soluções criativas que serão executadas com maior facilidade e sem burocracias.

Moema Gramacho parabenizou a UNEB e seus alunos pela interação com a sociedade de Lauro de Freitas e vizinhos destacando a importância de ações como esta: “a força do saber é fundamental”, pontuou. A mesma ainda informou que junto ao governo do estado da Bahia, enviaria esforços e doaria áreas da região do Caji, em Lauro de Freitas, para ampliação das áreas dos cursos da universidade.

Para finalizar as atividades, foi servida uma deliciosa feijoada regada a música, bate-papo e sentimento de dever cumprido entre os alunos e professores envolvidos. O evento contou com o apoio e patrocínio das empresas Domínio Sistemas Ltda. e Pontual Log Transporte e Serviço Ltda., além do patrocínio dos próprios alunos realizadores do mesmo.