sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Eleições para Reitoria

Por Helder Oliveira
No dia 23, recebemos a visita do professor Valentim e da professora Amélia, candidatos a recondução do cargo de reitor e vice-reitor, respectivamente, para o quadriênio 2010-2014. Sabemos que este evento é de grande importância para a comunidade acadêmica. No nosso departamento, a eleição tem sido comentada entre as diferentes categorias, embora sem muito ânimo e disputa já que a chapa é a única lançada.
Para falar mais sobre o assunto, que é de extrema importância para toda a universidade, convidamos o atual diretor do nosso departamento o prof. José Cláudio Rocha para uma entrevista ao Blog do DCHT Campus 19, no dia 05/11/2009. Confira a entrevista abaixo.

Blog do Departamento: Professor, Boa Tarde! Somos os monitores do Blog do Departamento, coordenado pela professora Lúcia Leiro, e gostaríamos de fazer algumas perguntas referentes à eleição para a reitoria.

Prof. José Cláudio: Sim. Pois não.

Blog do Departamento: Então vamos começar. A nossa primeira pergunta é. Qual seu posicionamento em relação às eleições para a reitoria, o senhor poderia comentar um pouco sobre a gestão do então atual reitor, que é candidato à reeleição?

Prof. José Cláudio: Como pessoa e como professor eu apoio a candidatura do professor Valentim a reitoria. Durante o tempo que eu estou na gestão deste departamento pude ver de perto o trabalho do professor Valentim. Conheço o professor Valentim antes mesmo dele torna-se reitor da UNEB, nos conhecemos quando eu trabalhava com movimentos sociais rurais. Foi o Professor que abriu as portas da universidade para o Seminário Terras Públicas na Bahia que foi um seminário desenvolvido por mim na época, e foi o professor que possibilitou o bom desenvolver deste evento cientifico, desde lá mantemos um agradável relacionamento. Em relação à gestão gostaria de caracterizar como democrática. Ele possibilita uma interação entre todos os segmentos da universidade assim como também viabiliza bastante o diálogo entre aluno e reitor.

Blog do Departamento: Quais as ações que o candidato a reeleição pretende desenvolver em nosso departamento?

Prof. José Claudio: Antes de tudo solicitamos ao candidato uma garantia de estrutura do campus atual, assim como a mudança para o novo campus, pois sabemos da dificuldade que estamos enfrentando com a estrutura atual do campus. A mudança para o novo campus é extremamente necessária.

Blog do Departamento: Em relação ao novo campus, qual o andamento do processo para a mudança no menor tempo possível?

Prof. José Cláudio: Amanhã estaremos redigindo um documento solicitando a desapropriação do terreno pela prefeitura. A prefeitura de Camaçari nos doou um terreno com 30.000 m2 , que fica localizado após do HGC ( Hospital Geral de Camaçari). Lá atualmente está sendo construída a unidade do IFBa (antigo Cefet). O nosso novo campus ficará estruturado lá. Na verdade, será uma cidade universitária que integrará o IFBa, CETEB, SENAI e UNEB. Há alguns dias atrás estive reunido com alguns pesquisadores que realizaram pesquisas sobre as demandas de cursos universitários para a região de Camaçari e eles constataram que os cursos voltados para a questão energética serão os cursos com maior procura no futuro. E, também, já os cursos atuais terão seu foco voltado para a questão ambiental, e o curso de Economia que já está em processo de tramitação. O objetivo é trazer para Camaçari o que a UNEB tem de melhor.

Blog do Departamento: E o que a UNEB tem de melhor para a oferecer ?

Professor José Cláudio: Podemos citar o curso de robótica, sabe-se que a UNEB tem o terceiro melhor curso de robótica do Brasil, e os cursos que tem maior destaque na Universidade, assim como a Pós Graduação (Stricto Senso) e o Mestrado Interinstitucional que está em fase de andamento.

Blog do Departamento: Ainda em relação ao novo campus, que gera uma expectativa entre todo o departamento. Quais são as fases necessárias para a real implantação do mesmo?

Prof. José Cláudio: Inicialmente é necessário fazer a desapropriação do terreno que está a cargo da prefeitura municipal. Em segundo plano pretendemos a colocação da pedra fundamental ainda este ano. A fase estrutural deverá começar no mês de março de 2010, e aí é só esperar o prazo dado pela construção civil, que seria numa média de uns 10-12 meses.

Blog do Departamento: Como será feita a captação de recursos para a construção do novo campus?

Prof. José Cláudio: Nós aderimos ao um novo modelo de captação de recursos que é captação financeira nas três esferas do poder: federal, estadual e municipal. Sabemos, porém, das dificuldades que se encontra num estado que possui uma renda altamente concentrada e onde este ano teve a menor arrecadação dos últimos 4, 5 anos. Mas estaremos recorrendo às fontes necessárias para que esta captação chegue o quanto mais rápido para a construção do nosso novo campus.

Blog do Departamento: Sabemos que a visita de um reitor a um departamento é muito importante. O que o senhor poderia nos dizer do atual gestor que só esteve aqui no campus na época da corrida pelas eleições da reitoria?

Prof. José Cláudio: Nós sabemos que um reitor de uma universidade, da dimensão da UNEB, possui muitas atividades e possui muito campus a percorrer. Mas o professor Valentim tem, sim, dado uma atenção ao nosso departamento. Não sei se é conhecimento de todos, mas o reitor sempre está presente nas reuniões com a prefeitura, juntamente conosco, inclusive nos finais de semana, onde os governantes possuem maior tempo para discussões desse tipo. Também já tivemos um CONSU aqui no departamento, que contou com a presença do professor Valentim, e em outros momentos como formaturas, seminários o professor Lorisvaldo se fez presente. E em minha opinião acredito na preocupação do reitor com o departamento.

Blog do Departamento: Obrigado, pela entrevista Prof. Cláudio.

Prof. José Cláudio: Obrigado vocês, sempre que quiserem estarei à disposição.

Um comentário:

  1. Helder,

    Parabéns pela matéria e a seriedade no tratamento. Com certeza o tema é bastante relevante e nada como o diretor do departamento para falar um pouco sobre esse processo.

    Particularmente, em relação às eleições para a reitoria, me preocupo muito com a questão do prédio e da falta de professores. Esta última questão, por exemplo, tem sido "resolvida" com a junção de turmas, o que prejudica bastante a qualidade do ensino e torna extenuante a tarefa da docência, além de comprometer os resultados de outras atividades desenvolvidas pelo docente, como pesquisa e extensão.
    Esperamos que em 2010 possamos ser mais presentes e mais propositivos nas reuniões para endereçarmos aos Conselhos Superiores, que definem a vida da Universidade, ações que visem a melhoria do nosso Departamento e, de maneira mais ampla, de toda a universidade.

    ResponderExcluir