quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CALOURADA 2009

Comissão Organizadora da Calourada 2009

No dia 24 de outubro, foi realizada a 2ª Calourada Problem@.com ao som de muito forró,partido alto e pagode.

A festa foi realizada na Associação de Moradores da Gleba B com alunos de Contábeis e Direito, ex-alunos, professores, funcionários da UNEB e amigos compareceram para dar as boas-vindas aos calouros. Estima-se que aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes no evento.

Segundo os organizadores da Calourada, foram vendidas 180 camisas, na troca das camisas foram doados brinquedos que serão entregues às crianças carentes. Continuo sem entender esse parágrafo.

Infelizmente o evento não pode contar com a presença em massa dos professores do departamento, apenas uma, a Prof.ª Lúcia Leiro, esteve presente para prestigiar.

De acordo com Roberto um dos organizadores: “O evento tem como alvo integrar os alunos de todos os turnos do departamento. Assim como a integração dos novos ingressos (calouros), e mostrar todas as nuances e perspectivas do curso, para aqueles que estão chegando agora.”

A calourada teve três bandas fazendo a animação da comunidade unebiana, entre elas podemos destacar o “Trio Fulero” que é formada por acadêmicos do curso de Direito do departamento. As outras bandas que foram de partido alto e pagode também fizeram a alegria dos presentes.

O corpo técnico do Departamento também registrou sua presença na calourada, como a Coordenadora Acadêmica Thiara Bahia. Também fizeram-se presentes: Vanessa Santana (Biblioteca), Sandra Carvalho (Biblioteca), Cláudio Sena (motorista), Cláudia (Acadêmica), Geisa (Colegiado de Contábeis). O evento, curiosamente, contou com poucos calouros que estavam sendo identificados na festa através de uma camisa na cor rosa choque, já os veteranos estavam caracterizados com uma camisa de cor amarela.

E claro que os blogueiros de plantão (Helder e Milene) estavam lá para registrar todos os momentos. A oportunidade de fazer novas amizades e rever as antigas foi um dos pontos mais altos da festa, além do bate-papo, da dança e da troca de “resenhas” que se tornam elementos indispensáveis neste tipo de evento.

Os acadêmicos já anseiam pela próxima calourada que será no começo do semestre de 2010.1, esperamos contar com todos da comunidade unebiana do Departamento XIX.

E que venha a próxima calourada.....






O que vocês acharam da Calourada 2009? Poste aqui o seu comentário.

7 comentários:

  1. Estive na primeira calourada e inevitavelmente a gente tende a comparar. A primeira foi mais simples, porém mais interativa. Vários professores estiveram presentes, inclusive a direção do departamento e representantes da prefeitura. Sendo um evento do DCHT acho que a participação do corpo docente e a presença da direção e colegiado seriam importantes, pois do contrário fica parecendo que o evento não é do Departamento, mas de um grupo de alunos que montou uma empresa de eventos. Também senti falta dos calouros, talvez fosse o caso de mudar a estratégia, acho que o evento precisa ser mais lúdico e "menos profissional" já que é um evento de alunos para alunos. Outra coisa: o evento possui muitos patrocinadores e não há necessidade de cobrar tão caro, a meu ver. Se estão lucrando, virou negócio, empresa, e talvez o sentido da integração, da espontaneidade da calourada fique prejudicado por conta disso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação de todos vocês no evento! Pois sem isso o evento não seria um sucesso como foi! Até 2010.1!!!!!

    ResponderExcluir
  3. (Comentando o comentário)...

    Muito nos desagrada e desanima um tipo de comentário com esse teor, até por vir de uma professora do campus e ex-diretora do departamento. Temos em nossa comissão, 7 alunos de 2005.1, que jamais presenciaram ao longo dos 10 semestres, uma calourada organizado por quem quer que seja, diretor, professor, D.A, alunos, terceiros, etc... por qualquer que seja o intuito, integração, divulgação, boas-vindas, fonte de arrecadação, etc.. Com isso, tomamos a iniciativa e demos literalmente a cara a bater, pois sabiamos que iria ser muito trabalhoso, com pouco incentivo financeiro e pessoal,dificuldade imensa de receita antecipada, para pagar as despesa necessárias. Talvez, se fossemos uma empresa de evento, como colocado, não teriamos essa dificuldade, para pagar espaço, 50% das bandas antecipadamente, camisas, comidas e bebibas. Ou será que tudo conseguimos com patrocínio? Será que foi fiado? Tudo em cima da hora fica mais caro!!!Tivemos vários patrocinios sim, quase todos com ajuda material e não financeiro, tipo: brindes, rádios e som, no qual somos gratos. Tivemos a boa intenção, e não poderiamos deixar de lado a preocupação do prejuízo, falando nisso, quem iria arcar com o prejuízo? E o trabalho que dá organizar um evento com esse porte, ééééééé... né fácil não.. além de tudo também estudamos e trabalhamos em meio a isso tudo. E até que ponto esse trabalho todo vale a pena? Deve ser muito prazeroso trabalhar em quanto outros se divertem... acho que é melhor ficarmos do lado oposto. Só comentando... Obrigado a todos.

    Ass.: Comitiva Problema.com

    ResponderExcluir
  4. Caros alunos da comissão organizadora da Calourada

    O fato de ser professora e ex-diretora me dá a liberdade e a total condição para interpretar os gestos. Fiz uma crítica no sentido de contribuir com o evento, já que quando estou presente em qualquer espaço observo o que as pessoas dizem e como elas agem. Com o intuito de tornar a III Calourada muito mais participativa, como foi a primeira, apresentei uma crítica (e vocês precisam aprender a ouvir críticas) a fim de que possam aprimorar o evento. Eu teria muito mais obrsevações a fazer e que, a meu ver, poderiam melhorar o evento. Participei dos dois, pois acho importante a integração e interação de todos os segmentos da univeridade e vocês devem (e eu acho que já fizeram isso) analisar e ouvir os comentários das pessoas, sobretudo daquelas que analisam com mais acuidade a realidade (e não estou falando apenas de professores) Abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom, vale ressaltar que como sempre o evento foi um sucesso mesmo que não haja tantas pessoas. Também é válido dizer que nossos patrocinadores estão colaborando para que nosso evento seja um sucesso e que o nome da instituição se destaque ainda mais com isso, pois nunca foi visto na UNEB um evento tão bem organizado, ainda mais por alunos da própria instituição. A realidade é que muitas vezes tiramos do nosso próprio bolso para realizar a Calourada e as pessoas não valorizam ou não enxergam isso, pensam que queremos tirar proveito de tudo, e não é verdade, e para quem cursa contabilidade sabemos muito bem como é necessário obter receita para pagar as despesas, principalmente quando se trata de uma festa desde nível, pois temos que ter um fundo de caixa razoável para pagar nossas despesas antecipadas, pois ninguém faz nada de graça ou muito menos fiado. Muitos professores também não contribuem com evento, ou seja, não doam livros, não compram ou não querem pagar pela camisa, porém se oferecermos uma camisa a eles como cortesia na mesma abre um sorriso e agradecem. Já que a instituição gosta tanto da interação dos alunos porque será que ela não incentiva nosso evento? A própria professora já sofreu na pele com isso, tentou organizar um evento como esse e não obteve sucesso, será que faltaram patrocinadores e incentivo da UNEB? A senhora tinha fundo de caixa suficiente para bancar a festa toda antes das pessoas pagarem o ingresso? Bom, acho que não, pois o Forro do Xamego não aconteceu. Já o pré co das camisas não estavam caras não, visto que os preços das coisas sobem como bebida, comida, bandas, camisas e etc., nada mais junto do preço da camisa subir também. E outra, todos na instituição têm condições de pagar pelo evento, entretanto não podemos obrigar a todos a irem por que cada um tem o direito de escolher o que querem fazer, onde ir e o que pagar. Trabalhar em quanto às pessoas de divertem é muito cansativo, será quem alguém gostaria de trocar de lugar conosco. Obrigado
    Ass: Comitiva da Calourada.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém está aqui pondo em questão o sucesso ou não do evento. Vocês estão muito "armados", na defensiva e distorcendo tudo. O meu intuito era, como sempre, de colaborar. Estive prestigiando o evento, como vou a qualquer um promovido pelo Campus, desde que eu possa, seja de professor, técnico ou aluno. A minha consciência diz isso. Da mesma forma que sendo crítica, preciso dizer as coisas, do contrário seria alienada, mesmo porque envolve uma instituição pública, como a UNEB, a qual estou vinculada. Faço votos que o próximo evento aconteça com a mesma alegria de sempre e participação.
    Saudações fraternas

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu só tenho a falar uma coisa dos patrocínios, da próxima vez,voçes colocam como apoio, e não patrocínio,vamos lembrar das aulas de Karina?
    e eu n gostei pq n tem nenhuma foto minha no blog, "sniff sniff"

    ResponderExcluir