sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DONA LOURA, PRIMEIRA PROFESSORA DO CALAFATE

Primeira professora do bairro do Calafate, Vicência Macedo Maia, a popular Dona Loura, que completou 100 anos este ano, foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene requerida pela vereadora Vânia Galvão (PT), na terça-feira (20) à noite, com a intenção também de celebrar a luta das mulheres da comunidade. A trajetória do Coletivo de Mulheres do Calafate, organização comunitária feminista que tem como objetivo acabar com a violência e promover a saúde e os direitos humanos, foi ressaltada por Vânia como “um exemplo de ousadia e coragem”.

Tia do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que representou a família na mesa do evento, Dona Loura criou a primeira escola do bairro, a São José, em 1951. “Ela é símbolo de resistência da luta por uma educação de qualidade e referência como educadora que cuida dos alunos para além das escolas”, frisou Vânia Galvão.

Lúcida e falante, a homenageada quebrou todos os protocolos e emocionou amigos e familiares. “Essa reunião é uma coisa extraordinária. Estou muito feliz”, fez questão de declarar assim que assumiu seu lugar na mesa, registrando com orgulho os 100 anos completados dia 5 de abril. Dona Loura cantou o Hino Nacional com entusiasmo e se emocionou ao ouvir o neto, Adiel Maia, declarar que herdou dela o dom para ensinar. A professora tem um filho, oito netos e 15 bisnetos.

Coletivo de Mulheres

A coordenadora do Coletivo de Mulheres do Calafate, Elledna de Carvalho Souza, narrou a trajetória da organização comunitária criada em 1992 para, segundo ela, “tratar de questões ligadas às desigualdades de gênero”. Entre os projetos mantidos pelo grupo ela citou campanhas de prevenção de colo de útero; agentes multiplicadores sobre DSTs/AIDS; grupos de adolescentes e de terceira idade; Jogando pela Paz; Turismo Comunitário e Acessando o Saber (informática), além do fortalecimento da rede de proteção às mulheres e a articulação com outros movimentos sociais.A Mesa da sessão contou com as presenças, ainda, de Lúcia Leiro, da Diadorim/Uneb; Viviane Hermida, representando a Cese; Sulle Nascimento, do Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas e do Comitê Político da Articulação de Mulheres Brasileiras; Geisa Cristina, representando o grupo Mulheres Negras Lésbicas; e Rosário Piriz, do Mulheres Vivendo com HIV+. Prestigiaram o evento, também, os vereadores Adriano Meireles (PSC) e Marta Rodrigues (PT).




Nenhum comentário:

Postar um comentário