sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DOUTORADO UFBA/UNEB

Hoje, às 14h, na Casa do Trabalho, membros da comunidade acadêmica do DCHT/Campus XIX Camaçari, da Universidade Federal da Bahia e representantes da Prefeitura Municipal de Camaçari, incluindo o Prefeito Luiz Carlos Caetano, assinaram uma parceria para a implantação do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Do Departamento, estiveram presentes o diretor, professor José Cláudio Rocha, os professores Lúcia Leiro, Suely Messeder, Josete Bispo, Karina Mizuki, Rubem Castro, Márcia Margarida, além dos representantes da UNEB de Salvador, professor Silvar, representando o Reitor da Universidade do Estado da Bahia e a professora Ana Maria do curso Mestrado em Políticas Públicas.
Segundo o professor e coordenador do curso, professor Dante Galeffi, da UFBA, a proposta é inovadora, sobretudo na ênfase metodológica multi-interdisciplinar e multi-institucional que prima pelo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e instituições na construção de uma rede em que "cada um tem um trabalho que é único". Com esse olhar, o coordenador afirmou ainda que é "possível aprender com o outro. Isso é prazeroso" e salientou que a relação ensino-aprendizagem baseada na afetividade favorece o processo de construção do conhecimento e fundamental para a manutenção do diálogo. Dando sequência a sua exposição, o coordenador ressaltou que a polifonia atravessa toda a prática humana: "acolher a diversidade é uma marca da natureza". Sobre esse aspecto, o professor Silvar, representando o Reitor, professor Lourisvaldo Valentim, ratificou: "na prática, o trabalho se dá em conjunto". Para exemplificar a metáfora da polifonia citada pelo professor Galeffi, o professor Silvar disse que a diversidade estava ali, naquele momento, sendo representada pelos participantes de diferentes instituições que resolveram juntos implantar um programa de doutorado na UNEB.
Ao final do encontro, o professor Alfredo, do Campus I, entregou ao professor José Cláudio Rocha as cópias dos documentos do doutorado que, inclusive, já está aprovado pela CAPES.



Diálogos sobre o projeto

Prefeito Luiz Carlos Caetano firmando a parceria e a "mentora" do projeto professora Terezinha Fróes da UFBA.



Professor Alfredo da UNEB de Salvador (DCH) e coordenador do projeto na UNEB passa os documentos referente ao projeto de doutorado para o diretor do Departamento, professor José Cláudio Rocha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário