sexta-feira, 23 de abril de 2010

BIBLIOTECA ATRAVÉS DA INTERNET

Por Carolina M. Rios
Abiblioteca do nosso campus está com seu acervo disponível na internet através do sistema de bibliotecas da UNEB (Sisb), no site da UNEB. A implantação ocorreu no início desse mês, mas já está funcionado plenamente. A coordenadora da biblioteca do Campus XIX é Bárbara Ribeiro, mas está de licença. Conversei com as auxiliares da biblioteca Jéssica Francisca, Mariana Cantuário, Diva Cardeal e Telma Chaves, sobre o sistema:
Como se deu o processo de integração da biblioteca ao sistema da internet?

- Primeiro foi feito um cadastramento e catalogação do acervo, em seguida a capacitação dos funcionários da biblioteca para que aprendessem a utilizar a ferramenta, posteriormente se passou o acervo catalogado para o sistema PERGAMUM, que é utilizado por todas as bibliotecas da UNEB.

Quando finalizou a integração?

- No início de Abril.

Quais são os benefícios que o sistema trará para a biblioteca e para os alunos?

- O sistema facilitará a organização da Biblioteca, contribuirá com a prevenção de perdas de livros, o atendimento se tornará mais ágil e com maior eficiência para os alunos, que irão passar a desfrutar da comodidade para a reserva e renovação de livros usando o computador de casa, de uma Lan House, sem o transtorno que havia antigamente, quando o aluno tinha que levar o livro à biblioteca para renovação.

Como o aluno pode acessar o sistema da biblioteca pela internet?

- O aluno deverá acessar o Portal da UNEB, clicará no ícone superior direito da tela em que tem Sistema de Bibliotecas. Aparecerá a página do SISB (Sistemas de Bibliotecas – UNEB), onde o aluno deverá clicar no ícone Acesso Usuário. Surgirá uma nova página da UNEB – Sistema Integrado de Bibliotecas, local que o aluno selecionará a Biblioteca da UNEB, indicadas pelo nome da cidade do campus, no nosso caso Camaçari. Na nova janela o aluno fará sua pesquisa no acervo da biblioteca. Para reservar o livro, caso esteja emprestado o estudante deverá digitar seu número de matrícula e uma senha, essa senha só poderá ser feita na biblioteca com alguma das auxiliares, é importante que o e-mail do aluno esteja correto, pois o sistema da biblioteca entrará em contato com o aluno para informar sobre os livro através do e-mail individual do estudante.

Que ações poderão ser realizadas pelos alunos através do sistema?

- Os estudantes poderão fazer reservas e renovação dos livros, além da pesquisa no acervo.

O controle da saída dos livros de consulta também será feito pelo sistema?

- Sim, e continuará tem a duração de 2h, com o agravante de que o atraso, mesmo que de um minuto, gera multa pelo sistema de 30 dias.

O que muda e o que permanece em relação ao empréstimo de livros?

- Os prazos continuam sendo os mesmo, cada aluno continuará tendo direito ao empréstimo de 3 livros. As multas mudam, pois antigamente elas eram multiplicadas pelo número de livros em atraso e agora a conta será feita em cima dos dias de atraso, uma boa notícia para os alunos.

8 comentários:

  1. Olá meninas,
    Parabéns pelo trabalho e pela visibilidade dada à biblioteca do Campus XIX.
    O Processo de informatização da biblioteca referido por vcs é uma etapa importante do processo de reestruturação do Sistema de Bibliotecas da Uneb, o nosso SISB/UBEB. Vcs conhecem o site do Sisb? Sugiro que visitem, que conhecam e nos ajudem a consolidar esse projeto (http://www.sisb.uneb.br/).
    O SISB tem se debruçado em projetos de valorização das "nossas bibliotecas" e mostrado para a comunidade acadêmcia que a biblioteca universitária é espaço de formação, de encontro, de chegada e de partida em busca de conhecimento.
    Um dos projetos desenvolvidos pelo SISB é a "Campanha de 16 dias de ativismo na Uneb pelo fim da violência contra as mulheres". Um projeto que nasceu com o apoio da Biblioteca Projessor José Carlos dos Anjos, do Campus XIV. Vcs conhecem essa biblioteca? se não conhecem, visitem a comunidade BPJCA (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1078645462291335712).
    A biblioteca de vcs é uma biblioteca parceira,que tem se mostrado comprometida com as ações sociais/acadêmicas, portanto políticas, que o Sisb desenvolve. Mas essas ações precisam ser fortalecidas e vcs podem nos ajudar a contruir laços solidários neste sentido.
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Imagino que essa iniciativa tenha o dedo da professora Lúcia Leiro, nossa companheira de luta feminista.
    Um abraço

    eide paiva
    Professora - Campus XIV
    A bibliote

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,
    Muito bom saber notícias das nossas bibliotecas.
    Realmente a fase final de informatização está acontecendo de forma muito competente pela equipe SISB e tem contado com a parceria do pessoal atuante nas bibliotecas integrantes do referido sistema , em cada Departamento onde está sendo realizada a informatização.
    Temos um grande projeto que será lançado agora em maio,intitulado, "Conheça o SISB " que sairá em caravana por todas as bibilotecas.
    Contamos com vocês para que construamos um SISB cada vez melhor.
    Não esqueçam de enviar para nossa webmaster Charlene Reis notícias de sua biblioteca para serem postadasno portal Sisb.
    Nosso mascote "Asas livros" fará a divulgação com prazer.
    Parabéns a Lúcia pelo trabalho e também a aquipe da biblioteca que soube informar sobre alguns dos nossos serviços e a importância da informatização da biblioteca.
    Em breve indicaremos o link da entrevista que a tvweb uneb fez sobre o SISB.
    Abraços,
    Ana Lúcia -
    Profª Campus IV e Coordenadora do SISB/Uneb

    ResponderExcluir
  3. Vocês podem me dizer quando será realizada a prova da UNEB 2010?E o edital sai quando?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Breno,

    A prova da UNEB que acontecerá esse ano, mas que é referente a 2011, ainda não publicou o edital, mas o mesmo costuma a sair depois do meio do ano. Fique ligado através do blog ou mesmo do site da UNEB (www.uneb.br)

    Carolina M. Rios

    ResponderExcluir
  5. A biblioteca da UNEB Campus XIX está informatizada. Conta com o apoio da vice reitora Amélia Maraux, coordenação de informática e bibliotecários do Campus I.

    Sinto-me agraciada com a concretização desta etapa.Próxima etapa será a implantação do sistema anti-furto.

    Agradeço a todos àqueles que contribuiram direta ou indiretamente para a realização deste meu anseio.

    O livro é patrimônio público que deve ser preservado a cada geração, conserve-o.

    Bárbara Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Ufa! Foram tantos anos de espera e tantas dificuldades enfrentadas mas, finalmente nossa Biblioteca está informatizada.
    Agradeço a todos que nos ajudaram nessa luta e, em especial, aos colegas da Biblioteca Central Campus I (Jocélia Salmeiro, Carmozina Lopes, Celso Farias,Talles Cordeiro, Manoela Martins e Maura Icléia) que durante todo esse tempo vem nos auxiliando no trabalho com o Pergamum e, as duas últimas, sempre dispostas a esclerecer minhas dúvidas por telefone ou e-mail.

    Há! Parabéns a professora Lúcia Leiro pelo Blog, a aluna Carolina M. Rios pela matéria sobre a Biblioteca do nosso Campus e a Telma, Diva, Jéssica e Mariana, nossas Auxiliares de Biblioteca, que se saíram bem nas respostas sobre o Sistema.

    Um abraço,

    Vanessa S. de Santana
    Bibliotecária - Campus XIX

    ResponderExcluir
  7. Pois é. O blog do Campus tem esse propósito: divulgar os trabalhos de todos os setores, valorizando as ações de todos. A biblioteca é um espaço que vem sendo bastante valorizado e isso no Campus deve-se ao fato de termos pessoas comprometidas, responsáveis e dedicadas. Obrigada pelas palavras de incentivo das profas. Eide e Ana Lúcia Parabéns a todas(os) da biblioteca! Essa matéria foi proposta e escrita por Carolina Rios, monitora do projeto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. eu tou achando muito legal esse blog parabens dessas pesoas que criaram esse blog

    ResponderExcluir