quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entrevista com a nova Diretora do Campus XIX


Nesta terça-feira, 10 de agosto, pela manhã, entrevistei a Diretora do Departamento recém-eleita, professora Ana Maria Maciel, empossada em 17 de junho, no intuito de obter informações sobre as ações desenvolvidas neste início de gestão. A professora apresentou-se muito contente sobre as ações que já realizou, as que está desenvolvendo e as previsões futuras.
Inicialmente a professora falou a respeito da primeira atitude como Diretora que foi o levantamento do estado em que o campus se encontrava, a fim de verificar as prioridades do departamento para que constassem no Plano Operativo Anual (POA).Trata-se do planejamento de atividades para o ano que vem, sendo, na realidade, um Plano de Metas tendo como objetivo a consecução das prioridades listadas pelo Campus .
A primeira pergunta que fiz à professora se referiu às atividades que estavam sendo desenvolvidas para a concretização do novo Campus na Cidade Universitária, a Cidade Técnico Universitária pretende reunir num só lugar várias instituições de ensino técnico, universitário, público e privado, onde já está prestes a ser inaugurado o prédio do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Ela informou que já foi a Salvador, na Reitoria, para uma reunião com o Reitor, Lourisvaldo Valentim, para tratar da construção do novo espaço físico para o departamento no terreno concedido pela prefeitura de Camaçari na Cidade Universitária. O Reitor se comprometeu a destinar uma verba razoável para o começo da construção, prevendo o início da obra para os primeiros meses do próximo ano. Outra reunião já foi agendada, desta vez, com o prefeito de Camaçari, para discutir em que mais a entidade poderia ajudar a UNEB.
Apesar das perspectivas otimistas, a nova Diretora, falou que não deixa de se preocupar com o conforto, a segurança, conservação e a manutenção do atual departamento. Verificando a insatisfação na prestação de alguns serviços no campus, alguns contratos foram sustados e já se realizou licitação para o desenvolvimento de atividades de conservação e manutenção de setores do departamento com problemas de iluminação, higiene dos sanitários, infiltrações, dentre outras.
Como conseqüência do precário estado da sala do laboratório de informática, que deixou de funcionar até hoje em virtude de um sistema elétrico aquém da demanda do laboratório, além de pequenos furtos que estavam acontecendo na sala, como roubo de cabos e peças dos computadores e da falta de funcionário para garantir um bom atendimento às necessidades do laboratório, como medida provisória, a professora determinou que a sala do laboratório, que já consta com novos computadores e climatização, só poderá ser utilizada pelos alunos acompanhados por algum professor, até que alguns pontos necessários se regularizem para seu pleno funcionamento, como, por exemplo, a contratação de profissionais qualificados.
Outra medida da Diretora foi desmembrar a Coordenação Administrativo-Financeira. No intuito de obter uma atividade mais célere e eficiente, e principalmente em virtude da alegação por parte dos funcionários da alta demanda para poucos servidores, aprofessora Ana Maria separou as funções da Coordenação Financeira da Coordenação Administrativa, delineando atividades específicas, reestruturando a dinâmica de pessoal, remanejando alguns para outras funções e otimizando a prestação do serviço.
Perguntei à nova Diretora sobre a aquisição de novos livros e ela informou que uma verba foi destinada para a compra de livros para o curso de Direito em virtude do déficit da biblioteca e do necessário reconhecimento do curso.
No tocante à constante falta de água no Campus, a professora falou do apoio do CEPED em disponibilizar um poço que fica nas imediações do departamento para utilização da água para consumo interno, principalmente para os sanitários. Além disso, ocorrerá uma vistoria para identificar e reparar prováveis pontos de vazamento de água, que podem estar contribuindo para o seu rápido esgotamento.
Indaguei à Diretora sobre quais medidas estavam sendo feitas para garantir uma maior segurança aos alunos no Campus. A professora disse que serão colocados refletores de maior alcance no percurso que é feito pelo estudante na “ladeirinha” até um dos portões do campus, que seria o mais próximo do ponto de ônibus. Além disso, há parceria com a PM para fazer a proteção do Departamento. A professora defendeu recentemente a necessidade de manter os vigilantes do Campus frente ao pedido da administração central de retirar do campus XIX um vigilante. A professora também se referiu à instalação de uma unidade da Caatinga nas proximidades do campus, que irá contribuir para a segurança daqueles que freqüentam o departamento.
Em relação às parcerias, a diretora disse que estão sendo realizados convênios com instituições públicas, organizações não-governamentais para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no intuito de envolver a comunidade acadêmica à sociedade de Camaçari e vice-versa. Foram disponibilizadas pelo GAPA nove bolsas para estudantes do campus atuarem junto à instituição na realização de suas ações sociais. O campus de Camaçari foi parceiro no “16 dias de Ativismo”, pelo fim da violência contra a mulher. A professora frisou a importância de uma maior atuação dos estudantes na pesquisa e extensão, que soma também para uma maior visualização do próprio Campus, além da possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais como, por exemplo, o Congresso Internacional de línguas e literaturas Africanas e a apresentação de projeto de pesquisa de um grupo de alunos de Camaçari para instituições financeiras de São Paulo. Todas essas atividades são válidas tanto para o próprio aluno, como para o campus, bem como ajuda a atrair a atenção da comunidade de Camaçari para a UNEB.
Importantes conquistas na nova gestão é a aquisição de uma Van para transportar os professores durante os três turnos, evitando atrasos. Além da negociação que se está fazendo sobre a Residência Universitária, o departamento já tem os móveis disponíveis como geladeira, fogão etc, resta fechar com o locador o valor do aluguel.
Para finalizar a entrevista, perguntei à professora Ana Maria quais são as principais dificuldades para gerir o departamento. A professora entende que o desenvolvimento de um bom trabalho parte da concepção de presteza, eficácia e qualidade da atividade. Quando envolve administração pública, exige-se uma maior habilidade para a gestão de pessoas, pois essa concepção pode não estar bem firmada para os servidores. Portanto, a professora prevê um curso de capacitação para os funcionários do departamento durante as férias, com o objetivo de dar uma “injeção” de ânimo aos servidores.
A professora acredita na utilização do diálogo democrático para a administração do campus, dando total acesso às informações acerca das ações desenvolvidas e para tanto pretende divulgar trimestralmente a transparência da administração.

5 comentários:

  1. Muito boa matéria. Muito boa entrevista. Apesar de estar considerando ótima a vistoria que será feita uma busca por vazamentos de água. O que não deixa de ser uma questão importante para o campus.

    Ótimo blog.

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  2. Boa matéria. Bem redigida.
    A direção tocou em pontos importantes de sua gestão. O blog do Campus 19 cumpre a sua função informativa na divulgação dos seus principais acontecimentos.
    Parabéns a monitora, Carolina

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  3. Parabéns pela matéria, sou calouro e estava ansioso para ler notícias sobre a situação do campus e pude perceber que a cada dia que passa as coisas vão melhorando, mesmo que ainda tenha muitas dificuldaddes, cabe os veteranos continuarem e aos calouros fortalecerem esta luta!
    Parabéns Carolina.

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  4. Olá pessoal,

    Quero agradecer aos elogios pela matéria. Significa que o objetivo de informar está sendo atingido por meio das matérias do Blog.
    Muito Grata.
    =D

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