terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inauguração do Balcão de Justiça do Gravatá, Camaçari-Ba

A Universidade do Estado da Bahia, Campus XIX, tem a satisfação de divulgar  que nesta segunda-feira, 19 de setembro, foi inaugurado o terceiro Balcão de Justiça e Cidadania, no Centro Social Urbano no bairro do Gravatá, Camaçari-Ba. O Balcão de Justiça é uma parceria entre o TJ-BA, UNEB, Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia e a Prefeitura de Camaçari com objetivo de oferecer atendimento jurídico de qualidade a população local de maneira gratuita.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Luiz Caetano, o juiz de direito, Sérgio Augusto borges, os ilustres representantes da UNEB, entre eles o reitor, Lourisvaldo Valentim, a diretora do campus, Ana Maria Maciel,  a coordenadora no núcleo de prática jurídica, Márcia Margarida Martins, a coordenadora do curso de direito, Kadja Parente e a sempre ativa professora Micheline Musser Leal, além  de outras personalidade políticas e jurídicas, alguns alunos de Direito do Campus e a comunidade local.



A expectativa é que sejam realizados  20 atendimentos diariamente, os quais serão prestados por estudantes e professores do curso de Direito da UNEB, Campus XIX.

O Balcão de Justiça já começou a operar desde do dia 01 de setembro e está disponível para a população de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Realização do Seminário de Intolerância Religiosa

Projudi - Processo Judicial Digital


Aconteceu nesta quinta-feira, 01 de setembro o Curso sobre o Processo Judicial Digital, mais conhecido como PROJUDI. O evento foi realizado pelos dicentes do décimo semestre, Lavinie Eloah, Jonilson Ribeiro, Matheus Silva e Milaí Fernandes sob a direção da Professora Liliane Scher com o objetivo de descomplicar a interface do software e assim melhorar o manuseio para os  atuais e futuros operadores do Direito que tanto necessitam ou necessitarão desta ferramenta.

No Curso foi abordado os benefícios  com a inserção do PROJUDI  no meio jurídico, qual seja que o mesmo possibilita que todo o trâmite de um processo se dê  de maneira eletrônica, informatizando também diversas rotinas cartorárias e assim promovendo a   rapidez na tramitação de processos, a economia com tempo  para certos procedimentos e com papel e por fim  a segurança no translado de documentos  que garantem a integridade e autenticidade através da utilização da assinatura digital.

Vários procedimentos  foram feitos para servir de exemplo, entre eles a anexação de documentos no processo e a inclusão da assinatura digital. Foi importante ressaltar que muitos não estavam conseguindo postar documentos no software, mas foi dito e lembrado que  existem exigências mínimas para que isso ocorra, pois os documentos deverão ser postados no formato (.pdf) ou (.mp3) e serem de no máximo 3 megabytes. 

Críticas foram apontadas pelos estudantes em relação ao software, sendo a principal a inoperabilidade do sistema, quando não há conexão ou quando "está fora do ar", mas são críticas que visam o melhoramento futuro do mesmo.