quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

16 Dias de Ativismo na UNEB pelo FIM da violência contra a Mulher.


Por Carolina Mendes Rios

Nos dias 22 e 23 de novembro aconteceu no teatro do Ministério Público da Bahia em Salvador o I Encontro dos Núcleos de Práticas Jurídicas da UNEB, evento promovido pela Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Essa campanha é um movimento de verdadeiro enfrentamento à violência feminina e pessoas LGBTTI, é uma ação pautada na leitura e intervenção social, extensão universitária de caráter interdisciplinar que será desenvolvido em 24 municípios onde estão instalados os Departamentos de Ensino e Bibliotecas da UNEB. A presença da comunidade acadêmica de Camaçari foi expressiva, estando o campus de parabéns pela participação no evento.
No dia 30 de novembro, um outro evento foi promovido em virtude da Campanha foi desenvolvido no Campus XIX às 09h e 14h uma mesa redonda organizada pela professora do Campus, Suely Messeder. Com o tema: Novos sujeitos do Direito e de Direito: Mulheres negras e lésbicas em questão.
Inicialmente houve uma composição prévia da mesa para abertura dos trabalhos sob a organização da professora Luzia Viana. A abertura das atividades foi convocada pela mesma, chamando para a primeira composição da mesa a professora Suely Messeder, como mediadora da mesa, Tarcio Gama, como representante estudantil, Marcos Marcílio, coordenador do curso de direito, Augusto Vasconcelos, professor do campus e Bárbara Ribeiro, coordenadora da biblioteca.
Num segundo momento houve uma nova composição da mesa redonda, realizada pela professora Suely Messeder. Para compor essa segunda mesa foram convidadas Janaina Damasceno, Antropóloga e Anelise Froés, Cientista Social. A partir daí houve uma intensa exposição dos assuntos em questão, muito bem explorados pelas convidadas, finda as exposições, partiu-se para o debate que contou com a intervenção de professores e alunos.