quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Semana Global de Empreendedorismo


Por Carolina Mendes Rios

O Campus XIX está se preparando para participar da Semana Global de Empreendedorismo. Os professores Sérgio Conceição, Gilson Dourado e Karina Mizuki, vice-diretora do Departamento, formam uma comissão de docentes que, com o apoio de alunos do Campus, coordenarão a equipe que irá representar a UNEB no evento. Haverá um stand para prestar informações e tirar dúvidas dos interessados -  profissionais autônomos e da população em geral - sobre o MEI – Micro Empreendedor Individual.  Em linhas gerais, trata-se de um regime tributário com o objetivo de regularizar a situação tributária e previdenciária daqueles que exercem alguma atividade econômica autônoma, desejando formalizá-la. Essa equipe promete uma oportunidade de interação entre os dois cursos do Campus – Contábeis e Direito, pois o stand irá prestar informações sobre o MEI e os seus aspectos contábeis e jurídicos.
Para participar do evento os alunos interessados deverão preencher uma ficha de inscrição que será feita no momento da reunião para o curso. A participação contará com dois momentos: primeiro acontecerá um mini-curso de capacitação que tem data provável para o dia 06 de novembro e em seguida será formado um grupo de alunos interessados em participar do stand da UNEB na Semana Global de Empreendedorismo, 18 a 21 de novembro. Para o aluno que fizer as duas participações receberá dois tipos de certificado, o primeiro, do mini-curso e o segundo como atividade de extensão.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PAULO VANNUCHI NA UNEB

Por Lúcia Leiro

O ministro Paulo Vannuchi esteve na UNEB, Salvador, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Na ocasião, o ministro percorreu a memória dos direitos humanos no Brasil, comprometendo-se a apoiar as ações sociais que visem a promoção da dignidade humana. No teatro da Uneb, fizeram-se presentes as autoridades locais, os alunos da UATI - universidade da terceira idade, professores, alunos dos departamentos e  técnicos.  

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Por Lúcia Leiro

Durante os dias 27 e 28 de setembro, aconteceu no Campus I, a XIV Jornada de Iniciação Científica, com o objetivo de  divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas nos departamentos.

Do Campus XIX, participaram as bolsistas:

Jéssica Ferreira Marinho, com o projeto Masculinidades, trabalho e turismo: um estudo sobre micro empresários da região matropolitana de Salvador, sob orientação da profa. Suely Aldir Messeder.

Ana Gabriela Moura, com o projeto Desempenho econômico-financeiro e fatores determinantes no disclousure voluntário em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): Um estudo com empresas listadas na BOVESPA no segmento industrial (Brasil), sob orientação do prof. Sérgio Henrique da Conceição.

Lais Vasconcelos Batista, com a pesquisa A presença da mulher no curso de Ciências Contábeis do DCHT/Campus XIX, Camaçari, sob orientação da prof.a Lúcia Tavares Leiro.

domingo, 17 de outubro de 2010

Miss e Mister Uati 2010



O 12º Concurso Miss e Mister Uati foi realizado dia 17 de setembro, no Teatro da UNEB Campus I, em Salvador. A UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB e visa contribuir para a qualidade de vida dos idosos e idosas.

O evento se caracterizou pelo respeito, alegria e animação dos participantes. Foi a primeira vez que houve participação de candidatos do sexo masculino. Tendo conquistado os Títulos, Raimundo Elbete e Ádiva dos Santos, representantes dos Campi I (Salvador) e XXI (Ipiaú), respectivamente.

O certame contou com apresentações de danças flamenca e moderna e de coral, além dos desfiles, todos realizados pelos estudantes da UATI. O programa conta, atualmente, em torno de 2,5mil estudantes em cerca de 16 campi.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aniversário do Campus

Por Carolina M. Rios

Amanhã, 15 de outubro, acontecerá a comemoração do Aniversário do Campus XIX. Toda a comunidade acadêmica, autoridades e a sociedade, especialmente a de Camaçari, estão convidadas a participar deste importante evento, que será realizado na Casa do Trabalho, com endereço à Rua do Migrante, s/n, centro, tendo início às 08h e 30min.

A existência do Departamento será comemorada em grande estilo, contando com a presença de várias autoridades e empresários da cidade. Serão apresentados os progressos e as conquistas do Campus, além das aspirações para um futuro promissor. É imprescindível a presença dos alunos, que são a razão maior da manutenção do Departamento.

Esse momento é de grande importância para a afirmação do nosso Departamento como peça promissora na produção de conhecimento da UNEB.

Não esquecendo que às 11h teremos uma confraternização no próprio Campus.