quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Matrícula Web

Por Carolina Mendes Rios

A UNEB conta agora com a matrícula web para os cursos de graduação oferecidos nos diversos Campi. Em Camaçari, os alunos de Ciências Contábeis e Direito já podem fazer a sua matrícula através da internet. O período da matrícula começou ontem, 09 de setembro, e vai até dia 14 do mesmo mês. A Secretaria Acadêmica enviou e-mails informando o roteiro para a realização da matrícula pela internet.

1. Acessar o site: www.portalacademico.uneb.br no período acima indicado (09 a 14/09/2010).
2. Preencher o login e a senha. (IMPORTANTE: o login será o número de matrícula precedido de 01 e a senha a data se nascimento do aluno sem nenhum tipo de separação entre os números). Exemplo (enviado pela Secretaria Acadêmica):
Exemplo:
Número de matrícula: 222222222 -  Login: 01222222222
Data de nascimento: 01/02/1970 - Senha: 01021970
3. Clicar em Portal do aluno (onde serão exibidas as disciplinas que foram cursadas no semestre anterior com resultados, caso já tenham sido lançados)
4. Clicar no ícone em tonalidade marrom no qual estará escrito “Faça aqui sua proposta de matrícula”.
5. Será exibido as disciplinas que estarão sendo ofertadas para o semestre. Cada disciplina estará precedida de um mesmo símbolo, o sinal de adição (+), clicando neste símbolo será exibo informações acerca da matéria como turma, horário e professor.
6. Clicar na caixa ao lado da descrição da turma. Caso ocorra um choque de horários, estas disciplinas ficarão na cor vermelha sem que possam vir a ser selecionadas pelo estudante.
7. Clicar em finalizar.
O estudante poderá fazer alterações na matrícula ainda durante o período de solicitação, para isso, basta que clique no ícone “reabrir”, que fica na mesma tela onde foram feitas as seleções de disciplinas. Não esquecendo que após as alterações tem que finalizar, pois, o discente só conclui a sua matrícula web apenas quando clica no botão “finalizar”.
Uma observação importante: Caso aconteçam problemas durante a solicitação da matrícula o acadêmico poderá tirar suas dúvidas ligando para o número 0800-071-5000.
No dia 24 de setembro o Comprovante de Matrícula será disponibilizado no Portal Acadêmico (www.portalacademico.uneb.br), quando o aluno terá que verificar se a matrícula foi confirmada em todas as disciplinas. Tendo algum problema, o estudante deverá comparecer ao Departamento no período de ajuste presencial de matrícula, nos dias 27 e 29 de setembro, para regularizar sua situação. Esse período é somente para aqueles que tiverem problemas com a matrícula.
São observações constantes no e-mail enviado pela Secretaria Acadêmica:

“ATENÇÃO:Não haverá limites de disciplinas a se matricular e sim limites de créditos que continua sendo os 24 créditos previsto no currículo do Curso. Cada disciplina possui uma creditação que pode ser vista na grade curricular.
Não será permitido concomitância e quebra de pré-requisito, com exceção dos formandos do Curso de Ciências Contábeis, que será autorizada a concomitância da disciplina Estágio Supervisionado, casos que serão analisados pelo colegiado do curso e devem ser solicitados através do protocolo, porém estes alunos também devem fazer matricula web, nas disciplinas que conseguirem visualizar.
Só será possível se matricular em disciplinas no turno oposto, “caso tenha vaga”, no período de ajuste (27 e 29/09/2010), conforme escala divulgada. O limite de disciplinas em turno oposto obedecerá o seguinte critério: para cada duas disciplinas matriculadas no turno regular o aluno poderá pegar uma disciplina em turno oposto. O ideal é assegurar na matricula web as disciplinas no  turno regular, no ajuste poderá excluir para inclusão de disciplinas no turno oposto.
O comprovante de matricula que será disponibilizado a partir do dia 24/09 pode ser impresso pelo próprio aluno, o qual deve solicitar a assinatura no Departamento, para que o mesmo tenha validade. Aqueles que não tiverem como imprimir podem solicitar depois na Secretaria Acadêmica.”
Eu já fiz a minha matrícula, e você, já fez a sua?