sábado, 5 de junho de 2010

Por Carolina Rios

Nesta segunda-feira, 31.05.2010, tivemos dois debates informais entre os candidatos à direção do campus XIX , os professores Ana Maria Maciel e Leonardo Nascimento, no auditório do departamento. O primeiro foi pela manhã em torno das 11h e o segundo foi à tarde por volta das 17h30. Ambas as reuniões foram organizadas e presididas pela comissão eleitoral que tem a professora Márcia Cerqueira como presidente, com o auxilio da servidora Thiara Bahia Barbosa.

A sessão foi aberta pela professora Márcia Cerqueira que fez sua apresentação e uma breve leitura das regras do debate, ainda que não oficial, em seguida convidou à mesa os candidatos, por ordem alfabética. Primeiro a professora Ana Maria Maciel e depois o professor Leonardo Nascimento, ambos coordenadores dos colegiados dos cursos de Direito e Contábeis, respectivamente.

Os candidatos fizeram um pequeno relato sobre suas vidas acadêmica e profissional, e logo em seguida apresentaram suas propostas. A professora Ana Maria foi a primeira a falar, fez uma exposição oral da sua proposta e também por meio de folhetos que distribuiu para os presentes. O professor Leonardo iniciou sua fala ressaltando a importância do espaço para debate como forma democrática de discussão e que sua proposta está fundada em três pontos: Administração, Institucional e Pedagógico. Após essa primeira fase, os professores puderam realizar perguntas diretamente um ao outro, com direito a réplica e tréplica. Nesse momento, o debate acalorou-se, pois os professores puderam levantar questões que atingiam a gestão de cada um, já que ambos são coordenadores dos dois cursos existentes do campus.

A terceira etapa se deu com a leitura de perguntas feitas pela platéia por meio de papéis que foram fornecidos por Tárcio Gama, presidente do D.A. (Diretório Acadêmico) de Direito e, no momento, representante dos alunos do departamento. As perguntas foram confeccionadas para que pudessem ser respondidas pelos dois candidatos, como uma das regras exposta pela comissão na abertura do debate. A professora Márcia Cerqueira lia as perguntas e em seguida era realizado o sorteio para a ordem das respostas. Um momento muito interessante que permitiu certo contato entre a platéia e os candidatos. A platéia pode tirar dúvidas a respeito da conduta dos dois candidatos se diretores vierem a ser, questões relacionadas à forma de administração, o seu tratamento/ relacionamento com o aluno, a atenção com o funcionário, e com situações importantes atinentes à nova sede do campus, à própria consolidação do campus, bem como o reconhecimento do curso de Direito, dentre muitas outras questões que foram suscitadas pela platéia de forma a esclarecer pontos importantes para a futura administração.