sexta-feira, 23 de abril de 2010

BIBLIOTECA ATRAVÉS DA INTERNET

Por Carolina M. Rios
Abiblioteca do nosso campus está com seu acervo disponível na internet através do sistema de bibliotecas da UNEB (Sisb), no site da UNEB. A implantação ocorreu no início desse mês, mas já está funcionado plenamente. A coordenadora da biblioteca do Campus XIX é Bárbara Ribeiro, mas está de licença. Conversei com as auxiliares da biblioteca Jéssica Francisca, Mariana Cantuário, Diva Cardeal e Telma Chaves, sobre o sistema:
Como se deu o processo de integração da biblioteca ao sistema da internet?

- Primeiro foi feito um cadastramento e catalogação do acervo, em seguida a capacitação dos funcionários da biblioteca para que aprendessem a utilizar a ferramenta, posteriormente se passou o acervo catalogado para o sistema PERGAMUM, que é utilizado por todas as bibliotecas da UNEB.

Quando finalizou a integração?

- No início de Abril.

Quais são os benefícios que o sistema trará para a biblioteca e para os alunos?

- O sistema facilitará a organização da Biblioteca, contribuirá com a prevenção de perdas de livros, o atendimento se tornará mais ágil e com maior eficiência para os alunos, que irão passar a desfrutar da comodidade para a reserva e renovação de livros usando o computador de casa, de uma Lan House, sem o transtorno que havia antigamente, quando o aluno tinha que levar o livro à biblioteca para renovação.

Como o aluno pode acessar o sistema da biblioteca pela internet?

- O aluno deverá acessar o Portal da UNEB, clicará no ícone superior direito da tela em que tem Sistema de Bibliotecas. Aparecerá a página do SISB (Sistemas de Bibliotecas – UNEB), onde o aluno deverá clicar no ícone Acesso Usuário. Surgirá uma nova página da UNEB – Sistema Integrado de Bibliotecas, local que o aluno selecionará a Biblioteca da UNEB, indicadas pelo nome da cidade do campus, no nosso caso Camaçari. Na nova janela o aluno fará sua pesquisa no acervo da biblioteca. Para reservar o livro, caso esteja emprestado o estudante deverá digitar seu número de matrícula e uma senha, essa senha só poderá ser feita na biblioteca com alguma das auxiliares, é importante que o e-mail do aluno esteja correto, pois o sistema da biblioteca entrará em contato com o aluno para informar sobre os livro através do e-mail individual do estudante.

Que ações poderão ser realizadas pelos alunos através do sistema?

- Os estudantes poderão fazer reservas e renovação dos livros, além da pesquisa no acervo.

O controle da saída dos livros de consulta também será feito pelo sistema?

- Sim, e continuará tem a duração de 2h, com o agravante de que o atraso, mesmo que de um minuto, gera multa pelo sistema de 30 dias.

O que muda e o que permanece em relação ao empréstimo de livros?

- Os prazos continuam sendo os mesmo, cada aluno continuará tendo direito ao empréstimo de 3 livros. As multas mudam, pois antigamente elas eram multiplicadas pelo número de livros em atraso e agora a conta será feita em cima dos dias de atraso, uma boa notícia para os alunos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

COMEÇA UM NOVO SEMESTRE

Por Lúcia Leiro
"Cai chuva do céu cinzento 
Que não tem razão de ser."
(Fernando Pessoa)

Iniciamos o semestre molhados. Com muita chuva e engarrafamentos, alunos e professores viveram a aventura de todo outono/inverno na cidade - chuvas, chuvas e chuvas. Nada contra as chuvas, mas as cidades, alheias a natureza, ignoram a sua força. Resultado: alagamentos, deslizamentos, destruição. O pior é que a culpa é atribuída a chuva que apenas, como diz o poeta, cai sem intenção alguma, apenas deságua.

Em Camaçari, as chuvas provocaram engarrafamentos na BR 324 e lentidão (maior ainda) na BA 093. Quem puder sair um pouco antes de casa ou do trabalho, tem maior chance de evitar o stress. Do contrário, é arranjar alguma coisa para se distrair no percurso (a tecnologia ajuda nisso) e torcer para que o grau de relaxamento seja suficiente para acompanhar o assunto que provavelmente já começou a ser discutido na sala.

Olhando por outro viés, a água é símbolo de renascimento, de purificação, e olhando por esse ângulo, pode significar um bom presságio. 

Deseamos - molhados ou não - um bom semestre para todas(os) e que as águas das chuvas nos tragam boas energias.

Conte-nos como foi o seu primeiro dia de aula. É só postar.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

UNEBnaWeb: LANÇAMENTO DE PORTAL E TV NA WEB


Por Lúcia Leiro

A Universidade do Estado da Bahia lança no dia 3 de maio, às 15h40, no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador, o NOVO PORTAL e a WEBTV.UNEB.

O evento contará com a participação do jornalista Gabriel Priolli, "coordenador de expansão e rede da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) e presidente de honra da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), entidade que fundou e presidiu por 10 anos. Implantou e dirigiu o Canal Universitário de São Paulo. Foi diretor-geral da TV PUC, a produtora de audiovisual educativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também lecionou no Jornalismo. Foi também supervisor-geral da TV São Marcos, da Universidade São Marcos". (ASCOM/UNEB)

Um novo portal pode significar uma melhor proposta de publicação e divulgação das ações da Unversidade, já a WebTV é uma ferramenta mais recente com grande potencial comunicativo e documental, pois além de publicar matérias audiovisuais de importância para a comunidade acadêmica e geral, contribui para maior acessibilidade de informações e material educativo para todos que visitam a página, além de construir um acervo audiovisual  que certamente fará parte da memória da Universidade. É, sem dúvida, uma forma de democratizar o conhecimento

Programação:


Exibição da Videoenquete: O que você quer ver na WebTV? - 15h40 Mesa de abertura - 16h00
Lançamento do Portal UNEB - 16h40
Lançamento da WebTV.UNEB - 17h00
Palestra: A Universidade Pública na Web, com Gabriel Priolli Neto - 17h20
Encerramento artístico - 18h00
Coffee end - 18h15

Para fazer a inscrição no evento, é só acessar: http://www.uneb.br/unebnaweb/

terça-feira, 6 de abril de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ENSINO SUPERIOR EM CAMAÇARI

Por Carolina Rios

Foi realizada uma Audiência Pública em Camaçari, no último dia 25, sobre o Ensino Superior no Município. Várias autoridades estavam presentes, dentre elas o prefeito da cidade, Luis Carlos Caetano e a presidenta da Câmara de Vereadores a vereadora Luiza Maia, além do vereador Marcelino que requereu a realização da audiência.

Participaram desse evento o ex-diretor do Campus XIX e atual Pró-Reitor e Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia, professor José Cláudio Rocha, a atual diretora pro-tempore, professora Josete Bispo, o representante dos estudantes da UNEB, Celson, que também faz parte do DA e DCE, Leila, representando os estudantes da UFBA, o reitor da UFBA, professor Naomar Almeida, acompanhado por mais três pró-reitores que colaboram com a expansão da UFBA, a reitora do IFBA e o diretor da Famec e  autoridades locais.

Os trabalhos foram iniciados pelo vereador Marcelino que ressaltou a importância da discussão sobre o ensino no município não apenas universitário, mas tembém o técnico. O centro das discussões foi a Cidade Universitária, que pretende ser um centro regional do Ensino Superior do Estado da Bahia, nele irá se concentrar entidades de ensino como IFBA, UNEB e UFBA.

O Projeto já se iniciou com a construção do prédio do IFBA que será, muito em breve, inaugurado. Pretende-se, no próximo passo, dar início à construção da nova sede do Campus XIX da UNEB e mais futuramente a instalação de um campus da UFBA.

O prefeito deixou claro que iria buscar junto ao governo do estado verba para iniciar as obras da nova sede do Campus XIX. Apesar das boas intenções do governo municipal em colaborar com a UNEB, ficou evidente que todo o projeto só poderá se iniciar se o governo estadual cumprir com a sua parte. Inicialmente pretende-se conseguir 3 milhões de reais para começar as obras. Luiz Caetano disse ainda que não adianta boa vontade do município, se o governo do estado não autorizar a liberação da verba. O projeto pretende atender não somente o município de Camaçari, mas também as demais cidades que compreendem a região metropolitana.

O prefeito de Camaçari informou que um dos objetivos da construção da cidade universitária é o suprimento de mão-de-obra para o pólo de Camaçari. Durante a audiência, os estudantes da UNEB abriram uma faixa no auditório da Câmara sobre a necessidade da UNEB também fazer parte da Cidade Universitária.

A impressão que nos deu foi que dessa vez o projeto do novo campus está mais próximo do que distante de se concretizar. O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB, Prof. José Cláudio Rocha, afirmou que irá se empenhar para que a construção tenha início imediato.

Todos os presentes apóiam a idéia da construção imediata do prédio da UNEB/Campus 19, já que o terreno já foi cedido pela prefeitura. Tive a oportunidade de conversar com o reitor da UFBA e seus pró-reitores, sua representante do corpo discente, o prefeito da cidade, a diretora do campus, o nosso representante estudantil, o ex-diretor e o vereador Marcelino e todos estão apostando no Centro Regional Universitário.

Se toda essa vontade sair do campo da idéias e se aplicar no mundo real, teremos um grande avanço para a UNEB/Campus XIX. Durante entrevista com os participantes para o BLOG do Campus XIX, houve uma orientação dos entrevistados no sentido de que deveria haver uma maior provocação dos estudantes a fim de que participassem ativamente do processo de construção de um novo prédio para o Campus XIX e no futuro, esperamos bem próximo, a UNEB através de seu Departamento, pudesse vir a fazer parte da Cidade Universitária, futuro pólo regional de conhecimento.

MARINHA ABRE VAGAS


A Diretoria de Ensino da Marinha abriu vagas para o Ingresso no Quadro Técnico de Oficiais, oferecendo vagas para diferentes áreas do conhecimento. Há vagas para a área de Pedagogia, Direito, Comunicação, Educação Física, entre outras. Para o quadro complementar de oficiais, existem vagas para as áreas de Adminsitração, Economia e Ciências Contábeis. As inscrições terão em início no dia 12/04/2010 e vão até 24/04/2010.

Para maiores informações, ler o edital completo no site: