sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VISITAS AO NOSSO BLOG

O BLOG DO DCHT/CAMPUS 19 recebeu entre o dia 19/10/2009 e 30/1//2009 (até às 13h) a visita de 366 pessoas.

Agradecemos e contamos com a sua participação e divulgação.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CALOURADA 2009

Comissão Organizadora da Calourada 2009

No dia 24 de outubro, foi realizada a 2ª Calourada Problem@.com ao som de muito forró,partido alto e pagode.

A festa foi realizada na Associação de Moradores da Gleba B com alunos de Contábeis e Direito, ex-alunos, professores, funcionários da UNEB e amigos compareceram para dar as boas-vindas aos calouros. Estima-se que aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes no evento.

Segundo os organizadores da Calourada, foram vendidas 180 camisas, na troca das camisas foram doados brinquedos que serão entregues às crianças carentes. Continuo sem entender esse parágrafo.

Infelizmente o evento não pode contar com a presença em massa dos professores do departamento, apenas uma, a Prof.ª Lúcia Leiro, esteve presente para prestigiar.

De acordo com Roberto um dos organizadores: “O evento tem como alvo integrar os alunos de todos os turnos do departamento. Assim como a integração dos novos ingressos (calouros), e mostrar todas as nuances e perspectivas do curso, para aqueles que estão chegando agora.”

A calourada teve três bandas fazendo a animação da comunidade unebiana, entre elas podemos destacar o “Trio Fulero” que é formada por acadêmicos do curso de Direito do departamento. As outras bandas que foram de partido alto e pagode também fizeram a alegria dos presentes.

O corpo técnico do Departamento também registrou sua presença na calourada, como a Coordenadora Acadêmica Thiara Bahia. Também fizeram-se presentes: Vanessa Santana (Biblioteca), Sandra Carvalho (Biblioteca), Cláudio Sena (motorista), Cláudia (Acadêmica), Geisa (Colegiado de Contábeis). O evento, curiosamente, contou com poucos calouros que estavam sendo identificados na festa através de uma camisa na cor rosa choque, já os veteranos estavam caracterizados com uma camisa de cor amarela.

E claro que os blogueiros de plantão (Helder e Milene) estavam lá para registrar todos os momentos. A oportunidade de fazer novas amizades e rever as antigas foi um dos pontos mais altos da festa, além do bate-papo, da dança e da troca de “resenhas” que se tornam elementos indispensáveis neste tipo de evento.

Os acadêmicos já anseiam pela próxima calourada que será no começo do semestre de 2010.1, esperamos contar com todos da comunidade unebiana do Departamento XIX.

E que venha a próxima calourada.....






O que vocês acharam da Calourada 2009? Poste aqui o seu comentário.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

No dia 23 de Outubro, o Campus XIX da UNEB (Camaçari) recebeu a visita dos candidatos a reeleição para o cargo de reitor e vice-reitora Lourisvaldo Valentim e professora Amélia Maraux, respectivamente. Na audiência publica, estiveram presentes representantes da comunidade acadêmica – professores, técnicos e alunos – e da Prefeitura de Camaçari.

Os candidatos fizeram uma avaliação dos últimos 4 anos e os planos para os 4 anos seguintes. Entre os pontos citados apareceram: aumento do acervo bibliográfico e a construção de sedes próprias.

Quando questionados sobre o Campus de Camaçari, a candidata Amélia Maraux falou sobre a ampliação de investimentos para o Campus, visando a melhoria da infra-estrutura e da biblioteca, sobretudo no que diz respeito a informatização.
Depois da apresentação das propostas, foram abertas perguntas para alunos, comunidade, técnicos e professores presentes. Foram cobrados dos candidatos: a aumento da segurança no Campus, aumento de verba para projetos, aumento do quadro de funcionários, transporte para professores.

Os candidatos ouviram todas as perguntas, sugestões e garantiram fazer o possível para atender a todos.




























sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DONA LOURA, PRIMEIRA PROFESSORA DO CALAFATE

Primeira professora do bairro do Calafate, Vicência Macedo Maia, a popular Dona Loura, que completou 100 anos este ano, foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene requerida pela vereadora Vânia Galvão (PT), na terça-feira (20) à noite, com a intenção também de celebrar a luta das mulheres da comunidade. A trajetória do Coletivo de Mulheres do Calafate, organização comunitária feminista que tem como objetivo acabar com a violência e promover a saúde e os direitos humanos, foi ressaltada por Vânia como “um exemplo de ousadia e coragem”.

Tia do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que representou a família na mesa do evento, Dona Loura criou a primeira escola do bairro, a São José, em 1951. “Ela é símbolo de resistência da luta por uma educação de qualidade e referência como educadora que cuida dos alunos para além das escolas”, frisou Vânia Galvão.

Lúcida e falante, a homenageada quebrou todos os protocolos e emocionou amigos e familiares. “Essa reunião é uma coisa extraordinária. Estou muito feliz”, fez questão de declarar assim que assumiu seu lugar na mesa, registrando com orgulho os 100 anos completados dia 5 de abril. Dona Loura cantou o Hino Nacional com entusiasmo e se emocionou ao ouvir o neto, Adiel Maia, declarar que herdou dela o dom para ensinar. A professora tem um filho, oito netos e 15 bisnetos.

Coletivo de Mulheres

A coordenadora do Coletivo de Mulheres do Calafate, Elledna de Carvalho Souza, narrou a trajetória da organização comunitária criada em 1992 para, segundo ela, “tratar de questões ligadas às desigualdades de gênero”. Entre os projetos mantidos pelo grupo ela citou campanhas de prevenção de colo de útero; agentes multiplicadores sobre DSTs/AIDS; grupos de adolescentes e de terceira idade; Jogando pela Paz; Turismo Comunitário e Acessando o Saber (informática), além do fortalecimento da rede de proteção às mulheres e a articulação com outros movimentos sociais.A Mesa da sessão contou com as presenças, ainda, de Lúcia Leiro, da Diadorim/Uneb; Viviane Hermida, representando a Cese; Sulle Nascimento, do Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas e do Comitê Político da Articulação de Mulheres Brasileiras; Geisa Cristina, representando o grupo Mulheres Negras Lésbicas; e Rosário Piriz, do Mulheres Vivendo com HIV+. Prestigiaram o evento, também, os vereadores Adriano Meireles (PSC) e Marta Rodrigues (PT).




quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ALTERAÇÃO DE HORÁRIO

Segundo convocação geral da direção do Departamento, a "Audiência Pública" com os candidatos à reitoria será às 14h no Departamento.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CANDIDATOS À REITORIA NO DCHT/CAMPUS XIX

Acontecerá no dia 23 de outubro de 2009, às 15h, encontro entre os candidatos à reitoria e vice-reitoria da UNEB, professor Lourisvaldo e professora Amélia Maraux, respectivamente, e a comunidade do DCHT/Campus.
Vamos comparecer para ouvir a avalição da gestão atual e as projeções para os próximos 4 anos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DOUTORADO UFBA/UNEB

Hoje, às 14h, na Casa do Trabalho, membros da comunidade acadêmica do DCHT/Campus XIX Camaçari, da Universidade Federal da Bahia e representantes da Prefeitura Municipal de Camaçari, incluindo o Prefeito Luiz Carlos Caetano, assinaram uma parceria para a implantação do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Do Departamento, estiveram presentes o diretor, professor José Cláudio Rocha, os professores Lúcia Leiro, Suely Messeder, Josete Bispo, Karina Mizuki, Rubem Castro, Márcia Margarida, além dos representantes da UNEB de Salvador, professor Silvar, representando o Reitor da Universidade do Estado da Bahia e a professora Ana Maria do curso Mestrado em Políticas Públicas.
Segundo o professor e coordenador do curso, professor Dante Galeffi, da UFBA, a proposta é inovadora, sobretudo na ênfase metodológica multi-interdisciplinar e multi-institucional que prima pelo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e instituições na construção de uma rede em que "cada um tem um trabalho que é único". Com esse olhar, o coordenador afirmou ainda que é "possível aprender com o outro. Isso é prazeroso" e salientou que a relação ensino-aprendizagem baseada na afetividade favorece o processo de construção do conhecimento e fundamental para a manutenção do diálogo. Dando sequência a sua exposição, o coordenador ressaltou que a polifonia atravessa toda a prática humana: "acolher a diversidade é uma marca da natureza". Sobre esse aspecto, o professor Silvar, representando o Reitor, professor Lourisvaldo Valentim, ratificou: "na prática, o trabalho se dá em conjunto". Para exemplificar a metáfora da polifonia citada pelo professor Galeffi, o professor Silvar disse que a diversidade estava ali, naquele momento, sendo representada pelos participantes de diferentes instituições que resolveram juntos implantar um programa de doutorado na UNEB.
Ao final do encontro, o professor Alfredo, do Campus I, entregou ao professor José Cláudio Rocha as cópias dos documentos do doutorado que, inclusive, já está aprovado pela CAPES.



Diálogos sobre o projeto

Prefeito Luiz Carlos Caetano firmando a parceria e a "mentora" do projeto professora Terezinha Fróes da UFBA.



Professor Alfredo da UNEB de Salvador (DCH) e coordenador do projeto na UNEB passa os documentos referente ao projeto de doutorado para o diretor do Departamento, professor José Cláudio Rocha.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ASSALTO NO PONTO E DENTRO DO ÔNIBUS


Por Lúcia Leiro

Os assaltos em frente ao Departamento voltaram a acontecer, causando pânico entre estudantes e funcionários do Campus.

Alguns alunos e, principalmente alunas, já foram assaltados no ponto de ônibus - ou dentro do ônibus - sobretudo à noite.

Precisamos urgentemente solicitar a presença da Polícia Militar na área para oferecer maior proteção aos estudantes e funcionários.

Se você já passou por alguma situação dessas, comente-a.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

REUNIÃO DE PLENÁRIA DEPARTAMENTAL

Onde: DCHT/Campus XIX
Horário: 13h
Data: 15 de outubro de 2009.

CURIOSIDADE

Cerca de 40 alunos foram entrevistados no Campus XIX nos últimos dias.
Apenas 1 (calouro) sabia das eleições para reitoria no próximo mês.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

REIVINDICAÇÃO ESTUDANTIL RECEPCIONA O GOVERNADOR EM CAMAÇARI


Com cartazes, os alunos pediram ao governador mais atenção para o Campus que, como sabemos, encontra-se esquecido, com problemas de infra-estrutura e de falta de docentes. Infelizmente, muitos alunos não estiveram presentes e perdemos a oportunidade de realizar uma mobilização com mais participação, envolvendo, inclusive outras categorias.

Ao passar pelo estacionamento em direção a COFIC, o governador não deu atenção aos estudantes, por isso eles seguiram em direção ao COFIC para mostrar suas reivindicações, mas a policia resistiu, gerando tensão no local.

Depois de muita espera, o representante do governador pediu aos representantes dos alunos que fossem ao seu encontro e ficou estabelecido que os alunos deveriam protocolar um documento contendo as reivindicações a serem dirigidas ao governador.